Pages

Subscribe:

quinta-feira, 29 de novembro de 2007

Lavagem cerebral e manipulação televisiva !!

Click, um movimento e um som, um novo mundo se abre bem à frente de nossos olhos e no piscar dos mesmos podemos estar em qualquer lugar do globo terrestre e até mesmo fora dele; vemos tudo que acontece, seja bom ou ruim nos quatro cantos da Terra (catástrofes é um exemplo disso), pena que não podemos ver o que acontece por debaixo dos panos da política brasileira, quem sabe isso acontecerá um dia num futuro utópico!!. Entretenimento é o que mais encontramos, em forma de filmes, novelas, jornais, programas de auditório, esportes e até mesmo nos enfadonhos desenhos animados. Enquanto o povo encontra motivos para sorrir, vai esquecendo-se dos que o fazem chorar...

Mas nem só um mundo de felicidade, sonho e ilusões esta caixa dotada de um tubo de raios catódicos proporciona, é mais que isso; um verdadeiro instrumento de manipulação de massas, uma lavagem cerebral, um meio de incutir ideologias, tornando determinado pensamento verdadeiro ou como única solução aos mais diversos males da sociedade moderna.

Quem de nós não absorveu, em qualquer fase de sua vida, principalmente na adolescência, a proposta de uso deste ou daquele modelo de roupa ou sapato mostrado como moda em determinado comercial exibido neste eletrodoméstico?

Tudo sempre meticulosamente elaborado por mentes experts, capazes de transmitir uma idéia subliminarmente, seja através de uma novela; filme ou até mesmo em um “inocente” comercial de tv. Acabamos por vezes assimilando tais idéias sem qualquer questionamento mais profundo, tornamo-nos co-participantes deste ou daquele sistema político-social-econômico. Se está ruim não adianta reclamar, visto que o ditado: “Quem cala consente” aqui no Brasil procede, pois somos muito bem disciplinados a acreditar nas aparentes soluções de nossos políticos mostradas principalmente pela televisão seja em qual canal for sempre mascarando a verdade quando esta é contrária à sua conveniência, diga-se de passagem, comprada ou vendida.

Aproveito para dizer que não me comprazo com nenhum sistema político em vigor, talvez eu tenha uma mente mais anarquista; todos os sistemas políticos em vigor atualmente são falhos e sempre o serão enquanto nós (HOMO SAPIENS ou seria HOMO GANANCIOUS) visarmos interesses materiais, tendo por consequência, o enriquecendo do poderio econômico e bélico dos países do grupo G7.

Mas voltando ao assunto sobre a televisão e suas mensagens indutivas, observemos com bastante atenção, caros leitores (também telespectadores... hehe), como diversas idéias são repassadas ao léu em todos os canais, salvo aqueles de cunho religioso, que ao meu ver são os únicos que realmente promovem o aprimoramento do ser humano, que embora façam a propaganda de sua religião, colocam todos num mesmo patamar, como filhos de Deus e merecedores de toda a chance de crescer e se desenvolver.

A tentativa de aprovação do aborto é um claro exemplo disso, divulga-se constantemente que o aborto é coisa de países desenvolvidos, que o feto não tem direitos humanos, pois ele é parte do corpo da mãe (um apêndice uterino) e cabe a ela a decisão de retirá-lo ou não. Qualquer pensamento oposto a este indicaria subdesenvolvimento (ser a favor do aborto em minha opinião é ser realmente perverso!!).

Pensemos também no grande comércio de celulares e na variedade de promoções que mensalmente, às vezes até semanalmente são elaboradas pelas diversas operadoras de celulares, cada uma tentando arrebanhar o maior número possível de adeptos (ou seriam zumbis?), levando-os a gastar sempre mais e mais, simplesmente para ter “aquele celular” ou o “da hora”, que tira fotos, grava vídeos, toca músicas, que abre e fecha e sabe-se lá qual tipo de funções a mais colocarão nos próximos modelos, talvez um celular com estojo de maquiagem, celular que venha com funções de controle remoto, um celular nos moldes de um vibrador, celular com compartimento para guardar preservativo ou Tampax, celular canivete-suíço, ou seja, até onde a imaginação puder ir e os bobos forem comprando. Tudo isso simplesmente para demonstrar status diante de amigos e familiares.

O aumento do poder de compra do brasileiro aumenta à medida que as capacidades de questionamento sobre suas reais necessidades atrofiam-se!!